Um dos modelos teóricos concebidos para estudar a participação dos estudantes na aulas online. Conceptualizado inicialmente em 1980, por Moore, foi definida como função de diálogo e estrutura, isto é, quanto menor fosse a estrutura dos cursos à distância, menor seria a distância transaccional e maior seria o diálogo bem como o controle do estudante sobre a sua aprendizagem. Um aumento na estrutura produziria um efeito proporcionalmente inverso.
Em 1996 Moore e Kearsley redefiniram este modelo introduzindo-lhe quatro constructos, a saber: distância transaccional, diálogo, estrutura e autonomia, o que permitiu que fossem realizados estudos independentes sobre estas variáveis e consequente elaboração de conclusões!
Saba e Shearer (1994) testaram o conceito de distância transaccional confirmando a conclusão inicialmente formulada por Moore!
Garryson e Bayton estudaram os conceitos de independência e autonomia e concluíram que um aumento da estrutura nem sempre implica perda de autonomia.
A teoria da distância transaccional permanece como modelo descritivo!
Em 1996 Moore e Kearsley redefiniram este modelo introduzindo-lhe quatro constructos, a saber: distância transaccional, diálogo, estrutura e autonomia, o que permitiu que fossem realizados estudos independentes sobre estas variáveis e consequente elaboração de conclusões!
Saba e Shearer (1994) testaram o conceito de distância transaccional confirmando a conclusão inicialmente formulada por Moore!
Garryson e Bayton estudaram os conceitos de independência e autonomia e concluíram que um aumento da estrutura nem sempre implica perda de autonomia.
A teoria da distância transaccional permanece como modelo descritivo!
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